2009-03-11

Bertrand Russell, há noventa anos

Bertrand Russell, filósofo, matemático, pensador político inconformista, militante pacifista e Prémio Nobel, foi um dos que marcou a minha juventude, no início dos anos 70 ( do século passado, é claro...). Concretamente com dois livros que em muito contribuíram para a minha consciência política e social: Porque não sou Cristão e Crimes de Guerra no Vietnam. Foi com surpresa que o reencontrei agora, no campo dos que defendem um rendimento básico e universal de cidadania. Eis o que ele escreveu, num pequeno livro intitulado Roads to Freedom, em 1918:

"(...) Em termos mais simples, o plano que defendemos consiste, essencialmente, no seguinte: que um certo pequeno rendimento, suficiente para as necessidades básicas, deve ser garantido a todos, quer queiram ou não trabalhar, e que um rendimento maior - tanto maior quanto possa ser garantido pela totalidade das mercadorias produzidas - deve ser dado àqueles que estejam dispostos a empenhar-se em alguma actividade que a comunidade considere de utilidade... Depois de concluída a educação, ninguém deve ser compelido a trabalhar e aqueles que escolherem não o fazer devem receber meios mínimos de subsistência e devem ser deixados completamente em paz."(traduzido de http://www.basicincome.org/bien/aboutbasicincome.html

Evidentemente, nós é que estamos atrasados. Noventa anos. De que é que estamos à espera? Continuar leitura!

2009-03-06

E quando os juros chegarem a zero?

Pergunta Paulo Ferreira no Público de hoje. E, mais adiante, " como continuar, a partir daí, a injectar dinheiro no sistema, para estimular os mercados de crédito?"
Apetece-me também deixar aqui uma pergunta:
porque não estimular directamente a economia, dando dinheiro, sob a forma de crédito a juro zero, a quem dele precisa para as suas necessidades vitais ( desempregados, pensionistas, trabalhadores precários, intermitentes...) É que os"consumidores que não querem dinheiro, ainda que este seja barato" que Paulo Ferreira refere são os que têm aquelas necessidades garantidas. Continuar leitura!

2009-03-04

Na próxima 6ª feira, dia 6 de Março, vamos encontrar-nos depois de jantar na CasaViva (Praça Marquês do Pombal, 167 –junto à igreja do terço – metro: Marquês) para conversar sobre Rendimento Universal de Cidadania, bem como sobre trocas. Continuar leitura!